Tutoriais

Teste de DNS Server para melhorar velocidade da internet

O DNS(Domain Name Server) tem a função de resolver o nomes de domínios e informar ao solicitante qual o IP ele deve buscar. É ele que informa ao seu computador por exemplo qual é o IP do http://www.google.com.

Untitled Diagram
Esta requisição deve ser realizada de maneira ágil, para isto é utilizado o protocolo UDP. Mesmo contando com a resposta rápida, há momentos em que são realizadas várias solicitações ao DNS, e é neste momento que alguns milésimos de segundos podem tornar a sua navegação mais ágil ou lenta. Se formos considerar o ambiente de uma empresa, isto pode ser ainda mais significativo.

De uma maneira geral, os administradores de redes(registrados como, ou que assumem esta função) tendem a utilizar os servidores DNS mais conhecidos como o Google Public DNS, que além do “peso” da Google conta com um endereço fácil de ser lembrado (8.8.8.8) , e o OpenDNS, que particularmente é o que julgo mais seguro, detalharei isto em outro post. Além destes famosos, existem vários outros servidores DNS espalhados pelo mundo, isto sem citar os das próprias operadoras.

A questão é “Qual é o DNS mais rápido? Qual devo utilizar em meu computador ou em minha empresa?”

Se formos considerar a velocidade, a verdade é que não existirá um DNS ideal para todos os ambientes, isto porque além da localização geográfica as operadoras influenciam neste quesito.

Para analisar qual o DNS com o melhor desempenho para o seu ambiente, utilize a ferramenta Namebench, uma ferramenta open source, que tem como objetivo analisar os DNS a partir de sua estrutura. Para isto ela faz diversas solicitações aos servidores DNS e te indica quais foram os três servidores que responderam a requisições mais rapidamente.

O Namebench está disponível para Mac, Linux e Windows, para facilitar a utilização. Então é só baixar e iniciar os testes, em alguns minutos a ferramenta te indicará os melhores DNS para o seu ambiente.

ferramenta te indicará os melhores DNS par ao seu ambiente.

namebench-resultado

Em meus caso os DNS sugeridos foram:
200.204.0.10 – Speedy BR
8.8.8.8 – Google Public DNS
200.221.11.101 – UOL-2 BR-2

Anúncios

Um comentário sobre “Teste de DNS Server para melhorar velocidade da internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s