Tutoriais

Descobrir o IP público direto do terminal

Já me deparei diversas vezes com a necessidade de saber o IP público de onde eu estava, ou pelo menos saber por qual link saia o tráfego HTTP. Existem vários sites para informar qual é o seu IP público, no entanto, é necessário um navegador, e se você está em um servidor de email por exemplo, dificilmente ele terá uma interface gráfica e um navegador próprio.

Imagem

Busquei uma forma de saber o link atráves determinal, e encontrei uma solução prática:

curl ifconfig.me/ip

O curl, vai me trazer o código fonte da URL que eu passar para ele, e o ifconfig.me/ip é um dos sites que me mostram meu IP público, com a vantagem de retornar apenas o IP, nada mais além disto.

Baseado na mesma lógica, fiz um parecido, mas que remomendo caso não tenha o curl instalado, utilizando o wget:

wget --quiet ifconfig.me/ip; cat ip; rm ip

wget vai baixar a URL que eu passar para ele, o –quiet é para o wget não retornar saída, a URL é a mesma, ifconfig.me/ip.

cat me exibirá o arquivo

rm removerá o arquivo que contenha o IP.

É bem simples a execução e lógica, mas ajuda muito quando você está em um ambiente desconhecido.

Deixe um comentário

