Quando vemos que o nosso disco está cheio, que filmes, músicas, papers, ISOs, estão desorganizados não demora muito para perceber que existem arquivos duplicados no meio desta bagunça. Caso você já passou por isto, sabe do que estou falando, uma ferramenta para encontrar arquivos duplicados, é o FSlint.
O FSlint é uma ferramenta open source, capaz de encontrar arquivos duplicados, diretórios vazios, caracteres inválidos no nome, links simbólicos com problema, entre várias outros recursos.
Instalando o FSlint:
Debian / Ubuntu / Linux Mint / LMDE:
sudo apt-get install fslint
Red Hat / Fedora / CentOS
sudo yum install fslint
Para outras distribuições, pode ser encontrada instruções na própria página do projeto.
Utilizando
A tela inicial do FSlint é bem intuitiva, as opções são todas visíveis para facilitar a utilização. Logo no topo é o campo onde deve-se adicionar o local onde as buscas serão realizadas, já no canto esquedo é possível selecionar o que será buscado. Nos botões abaixo, deve-se utilizar a ação sedejada, como apagar um dos arquivos que está duplicado.

Com uma busca rápida, e alguns cliques é possível encontrar vários arquivos duplicados, ajudando assim liberar mais espaço em seu disco.
Ajude na tradução do FSlint
Pesquisando mais sobre o software, percebi que ele não possui uma boa quantidade de traduções para o Portugês-Brasileiro. Para ajudar é muito fácil, basta acessar o link do projeto no Launchpad Translation e traduzir ou selecionar a melhor tradução de uma determinata sentença.
Um comentário sobre “Como encontrar arquivos duplicados – FSlint”